Lina Bo Bardi, a italiana mais brasileira do mundo da arquitetura e design

tumblr_m2vc4hjwKN1ruto9uo1_1280

A mente brilhante por trás do projeto do Museu de Arte de São Paulo (MASP), é a da arquiteta modernista Lina Bo Bardi. Essa informação talvez não fosse novidade para alguns, afinal a ítalo-brasileira é um dos maiores nomes da arquitetura nacional, e referência para muitos profissionais de design, arquitetura e arte em todo o mundo. Além dos projetos arquitetônicos, Bo Bardi também criava móveis que mesclavam o popular e o moderno, resultando em peças de design singular. De personalidade contestadora e inquieta, Lina Bo Bardi buscava se libertar do tradicionalismo europeu, desenvolvendo trabalhos com soluções diretas, próximas à lógica popular.

div_010arqf0035_retoq1

Para quem já teve o escritório bombardeado durante a II Guerra Mundial,  uniu-se ao Partido Comunista Italiano  e participou da resistência a invasão alemã em Roma, chegar ao Brasil em tempos de paz foi realmente como conhecer o paraíso. A arquiteta se apaixonou de imediato e iniciou uma fase altamente criativa, que entre outros motivos, a fez permanecer no país o resto de sua vida. Entre os muitos projetos de sua autoria, Lina criou uma série de mobiliário destinada a ocupar a primeira sede do MASP, como também peças para o catálogo do Studio de Arte Palma, e até para a sua residência, a famosa Casa de Vidro, em São Paulo, projetada pela própria artista.

12-bo-bardi-together

 

Utilizando materiais disponíveis na época no Brasil, como couro, tubos de aço, madeira e têxteis indígenas, Lina projetou a sua mais famosa peça de mobiliário, a icônica poltrona Bowl. Esta apresentava traços simples, com assento em forma de tijela (bowl em inglês), e base formada por quatro hastes de ferro, resultando em um design moderno e elegante, traços comuns dos trabalhos produzidos por ela.

08_Lindo-Bo-Bardi

 

Os interessados em adquirirem as peças de mobiliário criadas por Lina Bo Bardi, e assim elevar o nível da decoração em suas casas, podem encontrar doze trabalhos da artista na Etel, uma das mais reconhecidas fabricantes de móveis de luxo do país.

2

 

Anúncios