Google investe em turbina eólica que voa como uma pipa, custa menos e gera mais energia

O famoso ex-atleta das modalidades windsurfe e kitesurf, Don Montague, sempre teve uma paixão por desenvolver designs de pranchas, velas e kites que apresentassem mais desempenho e velocidade. Ao longo de anos ele construiu uma reputação forte na área, se tornando um dos principais nomes no mundo na criação de tecnologia para captação de ventos e transformação em energia. Inicialmente seu foco era a criação de novos modelos de pipas para kitesurf, o que com o tempo evoluiu, e o fez criar o Kiteboat, um barco puxado à pipa ainda sendo melhorado com o patrocínio do governo americano e da Google. No entanto, a gigante da tecnologia quer mesmo os talentos de Don para desenvolver um turbina eólica mais eficiente, que voa como uma pipa e capta energia do ventos nas alturas.

Don queria apresentar a Google o projeto do seu Kiteboat, para que este fosse um barco patrocinado pela empresa, com intuito de carregar a bandeira da energia limpa, navegando pelos mares do planeta. A fama do ex-atleta facilitou o acesso aos fundadores e diretoria da Google, que gostaram da idéia, mas sugeriram que ele focasse os esforços no desenvolvimento de estações terrestres e kites de energia, um novo tipo de turbina eólica que pode acessar ventos mais fortes, mais estáveis, ​​em altitudes mais elevadas, para gerar mais energia com menos material. Algo realmente inovador, típico assunto de interesse da gigante Google, que parece mesmo querer dominar o mundo.

A empresa Makani Power foi então fundada por Don Montague com o patrocínio Google, e intuito de trabalhar para desenvolver energia limpa, acessível a todos, utilizando uma espécie de pipa de energia que usa os mesmos princípios aerodinâmicos de uma turbina eólica convencional, mas substituem toneladas de aço por materiais leves, sistemas eletrônicos de ponta e softwares altamente inteligentes. Por exemplo, kites de energia podem atingir altitudes mais elevadas e eliminar 90 % dos materiais utilizados para construção de turbinas eólicas convencionais e gerar 50% mais energia.

A pipa de energia é altamente eficaz na captação de ventos e transfomação destes em energia, podendo mesmo vir a mudar o curso da história da humanidade se funcionar como previsto e for aplicado em substituição aos combustíveis fósseis, que poluem e existem em quantidades limitadas na natureza.

Anúncios